sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Conheça os palestrantes do Sustentar



Isabella Teixeira
é Ministra do Meio Ambiente. Assumiu o cargo em 1o de abril de 2010 e foi reconduzida à função com o novo governo. Bióloga formada pela Universidade de Brasília, funcionária do IBAMA desde 1984, é mestre em Planejamento Energético e Doutora em Planejamento Ambiental pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Hamilton Moss de Souza é diretor do departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia. Engenheiro eletricista e mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, é professor universitário e pesquisador sênior na Eletrobrás/Cepel.  (fones 61 92964658/ 21 81819925)

Hélvio Neves Guerra, engenheiro eletricista e contador, com especialização em regulação, mestrado em sistemas elétricos de potência pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá/MG e doutor em planejamento energético pela Unicamp. É superintendente de Concessões e Autorizações de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica. Foi professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas nas áreas de regulação dos serviços de energia elétrica em especial em temas associados a regulação econômica e desenvolvimento sustentável.


Fernando Ferro – Deputado federal por cinco legislaturas, é oriundo do setor elétrico. Engenheiro eletricista com pós-graduação em sistemas elétricos de potência pela Universidade Federal de Itajubá, foi dirigente do Sindicato dos Eletricitários de Pernambuco.  Atua em várias comissões na Câmara dos Deputados e foi o relator da Comissão Especial sobre Energias Renováveis, de 2008 a 2010.


Di Guangqing é economista e foi diretor comercial dav Embaixada da China no Brasil. Atualmente é representante da Huachen Energy (SUNDA Eneria Solar).

Bruno Miguel Santos – representante da VNL Micro Telecon - SHYAM Telecon - Índia


Rubens Onofre Nodari é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Agrônomo, é mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutor pela  University Of California At Davis (EUA).  Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade e conservação genética, melhoramento de plantas, entre outros.

Sérgio Luiz Zampieri  é Pesquisador da EPAGRI no Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina), em Florianópolis, na área de Gestão e Saneamento Ambiental, do qual foi dirigente de 2008 a 2011.  Engenheiro Agrônomo pela UFSC, também é Graduado em Processamento de Dados pela UDESC/FEJ - Joinville-SC, Mestre em Engenharia Civil e  Doutor em Engenharia de Produção na área de Gestão Ambiental, ambos  pela UFSC. Autor de centenas de trabalhos técnicos e científicos na área ambiental e agrícola.


Mauricio Carvalho de Oliveira, Engenheiro Agrônomo, com mestrado em planejamento de uso da terra. Chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista do Ministério da Agricultura.
Secretário da Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação do Mapa e Membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranaíba.


Jorgdieter Anhalt é Engenheiro Mecânico, formado pela Universidade Técnica de Wilhelmshaven, na Alemanha. Tem mais de 30 anos de experiência com projetos de energias renováveis e eficiência energética. Chegou ao Brasil em 1983 como pesquisador da Universidade de São Paulo e já atuou no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Centro de Pesquisa Nuclear Jülich, Ministério de Ciência e Tecnologia da Alemanha e GTZ. Em 1995, foi um dos fundadores do IDER, onde atua coordenando o desenvolvimento e a implantação de tecnologias sociais e na capacitação de usuários de sistemas de energias renováveis.

Marco António Mróz atua na Secretaria de Energia do Estado de São Paulo. Dirigente Nacional do Partido Verde, foi Secretário Nacional de Relações Internacionais e Coordenador do Global Greens.



Jorge Luís Alves é químico, engenheiro e funcionário da Eletrobrás Eletrosul há 27 anos. Atualmente responde pela gerência do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da empresa.


Pedro Oliveira de Souza, exerce a atividade agroflorestal desde 1.996.  Ajudou a organização da Cooperafloresta, da qual é o atual presidente em Rio do Turvo/SP. Integra ainda grupo de trabalho de agrofloresta e Circuito de Comercialização da Rede Ecovida. Trabalha como agente multiplicador em sistemas agroflorestais com os associados à Cooperafloresta e visitantes.

Paulo Henrique Pereira é gestor ambiental. Biólogo com  pós-graduação em Gerenciamento Ambiental (2003) pela ESALQ Piracicaba/ USP, é idealizador, Coordenador e Gestor do Projeto Conservador das Águas, que foi o primeiro projeto de pagamentos por serviços ambientais do Brasil e um dos poucos do mundo,  sendo comparado ao bem sucedido projeto das bacias de Croton,  Catskill e Delaware de Nova York,  que utilizou a mesma estratégia” – Fonte: The Nature Conservancy  ( TNC ). 

Aleixo Delagnelo é engenheiro agrônomo e um dos sócios da AGE Meio Ambiente, Energia e Sustentabilidade, empresa sediada em São José/SC desde 1997.  Trabalha com ambiência e bem-estar animal, automação para a agricultura e pecuária intensiva, gerenciamento de água e efluentes industriais e também no gerenciamento de resíduos sólidos municipais e bioenergia.

Nuno Sidonio Andrade Pereira representa a empresa Lógica, da cidade de Moura, em Portugal. É licenciado e Mestre em  Física pela Universidade de Lisboa com doutorado em andamento na Universidade de Aveiro, também em Portugal. Professor do Instituto Politécnico de Beja (Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Departamento de Matemática) e desde 2009 é o Responsável Técnico do Laboratório Fotovoltaico da Lógica E.M.

Pedro Eloir Melchiors é Coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragem e Projeto Alto Uruguai. Atualmente é acadêmico de Ciencias Sociais na Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS/Chapecó.

Roberto Bianchini Derner é Professor do Departamento de Aquicultura, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Santa Catarina. Biólogo, Mestre em Aquicultura e Doutor em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, tem  experiência de mais 20 anos no cultivo de microalgas para diversas finalidades. Coordena projetos de pesquisa (MCT, FINEP, Petrobrás)empregando as microalgas para a extração de compostos bioativos, sequestro de carbono e para a produção de biodiesel.

Vilson Marcos Testa é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras-MG; Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado incompleto pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É autor em seis livros e mais de setenta publicações técnico-científicas pela Empasc/Epagri, em congressos, revistas especializadas, NEAD e outros veículos de órgãos públicos.  Estuda o desenvolvimento do Oeste Catarinense desde 1990, recentemente com ênfase na atividade leiteira. 

Jairo Cesar Moro é Gerente do Parque Eólico de Água Doce, o maior de Santa Catarina, de propriedade da argentina Impsa. 

Cláudio Almeida é sócio da Enersud, de São Gonçalo/RJ, que desenvolve projetos de microgeração eólica. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias